Em artigo recente, o ex-senador Clésio Andrade argumentou que, mesmo com pouquíssimo tempo no cargo, Michel Temer já começou a alterar os rumos da nação. Como é primeiro governo sem alinhamento político há 13 anos, já que o Partido dos Trabalhadores estava no comando do país desde 2003, a equipe atual está orientando a pauta econômica de acordo com preceitos de mercado, não ideológicos.
País já está em viés de recuperação, segundo Clésio Andrade
O direcionamento do país por termos técnicos, e não políticos, é essencial para um futuro estabilizado, com crescimento constante. Prova disso, na opinião do ex-senador Clésio Andrade, “as primeiras medidas anunciadas pelo governo Temer já dialogam, em parte, com os anseios do setor transportador. A primeira foi a redução do número de órgãos que atuam na área”.
Isso foi importante pois não se pode planejar o país em termos de infraestrutura olhando um ponto de vista isolado. Além de trazer diminuir a burocracia, Michel Temer está atraindo investidores externos com PPIs. Em viagem recente ao Japão, Temer retornou com boas perspectivas. Não é atoa que vai atuar de forma mais presente no país.
Durante um encontro recente com Michel Temer, o ex-senador Clésio Andrade apresentou também uma proposta do setor para estimular a recuperação econômica, ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental dos automóveis. Segundo Clésio Andrade, um programa de renovação e reciclagem da frota, com apoio do governo, seria responsável direto por levar nosso PIB a um crescimento de 1,3%. Em 2016, o crescimento foi próximo de -3,5%. Além disso, a renúncia a carros velhos geraria quase 300 mil empregos diretos, além da arrecadação de 18 bilhões em impostos.