Clésio Andrade

Para Clésio Andrade, Brasil ainda tem que melhorar muito a situação dos portos

O transporte pelos rios e mares brasileiros é subutilizado pela indústria brasileiro, graças ao excesso de burocracia existente em todas as esferas de governo no país. Segundo Clésio Andrade, o abandono na navegação é tão grande que apenas 1% dos passageiros transportados no país utilizam nossos rios para o translado. O número ideal? 10%. Estamos muito longe do ideal.

Investigação mostra que situação dos portos é um terror

O investimento feito em Paranaguá é um começo, embora o valor ainda seja irrisório perto do total ideal. Segundo Clésio Andrade, presidente da Confederação Nacional do Transporte, seria necessário um investimento próximo a R$ 1 trilhão em trilhos, portos, rodovias e derivados.

Clésio Andrade

A renúncia do poder público no desenvolvimento da navegação deixou um legado difícil de ser resolvido. A frente da CNT desde 1993, Clésio Andrade alerta o poder público frequentemente sobre essa necessidade, principalmente em relação aos portos. Segundo ele, o governo finalmente achou a solução ideal ao envolver as empresas e investidores na questão dos portos. O próximo passo é investir em tecnologia, pois nossos guindastes são velhos, assim como o sistema portuário como um todo.

Além disso, a burocracia governamental é um entrave a ser resolvido. Segundo disse o ex-senador Clésio Andrade em entrevista à revista Istoé em 2014, “(precisamos) acabar com a burocracia excessiva e a quantidade de taxas que tem de se pagar e órgãos envolvidos. Ou seja, tem que simplificar a entrada e saída de cargas internacionais. Atualmente, precisa-se preencher cerca de 50 documentos. É como se fossem países diferentes. Isso é um terror”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s